Marcelo Lafontana

1. Dados Gerais

Nascimento: 01/01/1967, em São Paulo (Brasil)
Nacionalidade(s): brasileira e espanhola
Residente em Portugal desde 1990
 
2. Resumo da atividade profissional
 
Diretor artístico da companhia Lafontana - Formas Animadas.
Ator, marionetista, encenador e professor de teatro, especializado nas áreas do Teatro/Educação e Teatro de Formas Animadas. 
 
3. Habilitações académicas
 
3.1. Nível Universitário
 
1987     Licenciatura Curta em Educação Artística (Música, Artes Plásticas e Teatro)
Centro Artístico e Musical de Santos (CARMUS) S. Paulo – BRASIL
 
1988     Licenciatura Plena em Artes Cénicas (especialização em teatro e educação)
Centro Artístico e Musical de Santos (CARMUS) S. Paulo – BRASIL
 
2006     Licenciado em Teatro e Educação
ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra
Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
 
2012     Mestrado Ator e Marionetista
Universidade de Évora
 
3.2. Outras Habilitações
 
1999     Formador para a área artística (EDF7595/2000 de 20/12/2000)
Habilitado pelo SNCP – Sistema Nacional de Certificação Profissional
Ministério do Trabalho e da Solidariedade – PORTUGAL
 
2003     Formador de formadores (CCPFC / RFO – 15531 / 03)
Conselho Centífico-Pedagógico da Formação Contínua
Ministério da Educação – PORTUGAL
 
Áreas: Expressões (Dramática/Plástica);
           Materiais e Técnicas de Expressão Plástica;
           Animação de Grupos.
 
4. Formação Complementar
 
Fez formação com vários especialistas nas áreas do teatro e educação, tais como:
 
  • Alexandre Vorontsov (Marionetas - Teatro Central Estatal de Moscovo);
  • André Riot-Sarcey (Clown - Ècole Jack Lecoq);
  • António Fonseca (Teatro e educação - Cornucópia);
  • Gisele Barret (Expressão Dramática - França);
  • João Paulo Seara Cardoso (Teatro de Sombras - Marionetas do Porto);
  • Jordi Bertran (Marionetas de fios – Barcelona/Espanha);
  • Jorge Eines (Interpretação - Real Escuela de Arte Dramática de Madrid);
  • Stephen Mottram (Consciously Manipulative / manipulação de marionetas – UK);
  • Kuniaki Ida (Máscara neutra - Itália);
  • Prof. Dr. º Victor da Fonseca (Psicomotricidade – Fac. de Motricidade Humana).
  • Richard Bradshaw (Teatro de Sombras – Austrália)
No ISTA – Internacional Scholl of Anthropology Theatre, sob a responsabilidade da companhia Odin Theatre, teve formação com os seguintes especialistas:
 
  • Eugénio Barba (Teoria teatral);
  • Roberta Carreri, Julia Varley, Nagel Rasmussen (Interpretação teatral);
  • Ragunath Panigrahi (Música - Índia);
  • I Made Djimat (Dança Dradicional - Bali);
  • Kanichi Hanayagi (Teatro Nô - Japão);
  • Tom Leabhart (Mimo Corporal – EUA);
  • Augusto Omulú (Candomblé – Brasil);
  • Lluís Masgrau (Antropologia Teatral – Barcelona).
 
5. Atividade Profissional – Artes
Como artista, Marcelo Lafontana especializou-se na área do Teatro de Formas Animadas (marionetas, máscaras, teatro de sombras, etc.). Iniciou a sua carreira profissional no Brasil em 1986, deslocando-se para Portugal no final do ano de 1989, onde desenvolve desde então uma actividade diversificada, na realização de projectos em diferentes áreas.
 
Como intérprete, destacam-se os espetáculos encenados por José Caldas:
  • Auto do Boi (Cia. Teatro Bruto);
  • A Menina de Lá (Teatro Nacional São João);
  • Adamubies – Música Cénica (Cia. Quinta Parede);
  • Cordel – Histórias de uma Escrita Falante (Cia. Quinta Parede).
 
Criou vários espetáculos na área das marionetas, tais como:
  • Mamulengo do João Redondo (bonecos populares do Nordeste brasileiro);
  • Coro de Bonecos de Vila do Conde (Coro cénico);
  • Amor de Dom Perlimplim Com Belisa em Seu Jardim (F. G. Lorca);
  • Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente);
  • Vicente (Baseado na obra de Miguel Torga);
  • Teatro de Papel/Anfitrião (António José da Silva, O Judeu);
  • Teatro de Papel/Convidado de Pedra (Tirso de Molina);
  • Payassu – O Verbo do Pai Grande (sobre o Padre António Vieira);
  • Prometeu;
  • Peregrinação - A Saga de Fernão Mendes Pinto;
  • Teatro de Papel/Cindy;
  • Mamulengo Capiroto;
  • Apologia de Sócrates.
 
No âmbito da televisão:
  • Trabalhou como ator em spots publicitários (SP – Brasil, 1987 e 1988);
  • Foi contratado pela RTP como intérprete/marionetista para a série televisiva “No Tempo dos Afonsinhos” (1991), uma criação de João Paulo Seara Cardoso, com realização de Ângelo Peres;
  • Na Miragem Audiovisuais, trabalhou como intérprete na série “O Vale do Gnomos” (emitido pela RTP em 1999), com autoria de José Silvino;
  • Autor do concurso infantil “O Palhinhas”, com marionetas e actores (RTP2,1995);
  • Membro da equipa de criação/produção, e actor do concurso “Portugal Ao Desafio”, produzido e transmitido pela RTP 1 (1996);
  • Criação e produção de vídeos com marionetas, realizados na empresa Trâmina – Produções Artísticas (Porto), para campanhas de marketing (entre 1992 e 1998).
 
Integrou diversos festivais e encontros teatrais, dentre os quais:
  • Festival Découvertes - Images et Marionnettes – Tournai, Bélgica;
  • 6th International Meeting of the Hungarian Puppet Theatres – Kecskemét, Hungria;
  • Fira de Titelles de Lleida – Lérida, Espanha;
  • International Festival of Puppertry Schools (UNIMA) – Polónia;
  • Festival Internacional de Títeres de Bilbao;
  • Festival Internacional de Marionetas do Porto;
  • Festival Ponti’04 / Festival de Teatro da Europa – Porto;
  • Festival Cómico da Maia;
  • Festival Internacional de Teatro de Marionetas de Ovar;
  • 5ª Semana da Marioneta – Marinha Grande, Leiria e Pombal;
  • Festival de Teatro da AMAVE (Municípios do Vale do Ave);
  • Festival dos 27 – Vila Real;
  • Festival “Mariposas e Outros Trajectos” - Teatro Viriato, Viseu;
  • Faro – Capital da Cultura 2005;
  • V Festival de Teatro Ritos – Santa Maria da Feira;
  • Festival de Teatro de Almada 2006;
  • Ciclo Antonio José da Silva – Teatro Nacional Dona Maria I;
  • 1º Festival de Títeres “Liceo Casino” – Vilagarcía de Arousa ( Espanha);
  • XII Festeixo – Festival de Teatro do Eixo Atlântico – Viana do Castelo;
  • Bienal Internacional de Marionetas de Évora – 2007;
  • Programação estável do Teatro de La Abadia - Madrid Dez’07;
  • Festival de Marionetas de Lalin – Pontevedra Fev’08;
  • XXII Festival Titirimundi (2008) – Segóvia - Espanha;
  • XIX Festival Internacional de Títeres y Marionetas de Zamora - Espanha;
  • Festival de Titeres de Redondela - Espanha;
  • Festival de Teatro Clasico de Almagro – Espanha;
  • Festival de Teatro Clásico de Olite – Espanha;
  • Festival Internacional de Titeres de Vall d’Albaida – Espanha;
  • Festival Internacional de Títeres de Bilbao – Espanha;
  • Festival Internacional de Títeres de Alicante – Espanha.
 
6. Atividade Profissional – professor
 
Professor na área artística desde 1987 trabalhando, entre outras, com as seguintes instituições:
  • Ministério da Educação da República Federativa do Brasil (MEC);
  • Ballet Teatro Contemporâneo do Porto / Curso Profissional de Teatro;
  • ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IP do Porto);
  • Escola Superior de Educação Santa Maria, no Porto;
  • Instituto de Emprego e Formação Profissional;
  • ESAP – Escola Superior Artística do Porto / Curso Superior de Teatro;
  • Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade do Porto (professor no departamento de pós graduação);
  • Licenciatura Teatro e Educação – Instituto Politécnico de Coimbra;
  • Câmaras Municipais e outros Centros de Formação credenciados;
  • PEEA - Projeto de Educação Estética e Artística.
7. Artigos publicações nas áreas do teatro e educação:
 
“O Projecto Descobrir e o Teatro nas Escolas” publicado no livro:
José Caldas – 20 anos de teatro e miscigenação
Edições afrontamento – Porto 1996
 
“O Coração do Carrasco – ou o que dizer através do teatro?”
 “Teatro na Escola: a nostalgia do inefável” (José Caldas / Natércia Pacheco)
Quinta Parede – edições afrontamento – Porto 1999
 
Nesta área, destaca-se ainda o seu trabalho como criador e coordenador pedagógico no curso profissional “TFA – Teatro de Formas Animadas”, da Câmara Municipal de Vila do Conde, creditado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Este curso foi a primeira formação profissional nesta área realizada em Portugal com carácter oficial (nível IV), e contou com o reconhecimento da UNIMA (Union International da Marionnette).