%>

UM PORTO PARA O MUNDO

Esta atividade, de grande potencial para o desenvolvimento e formação de públicos, é produzida em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, cidade que acolhe o projeto da Lafontana - Formas Animadas.

O teatro comunitário está associado ao projeto municipal "Um Porto para o Mundo" cujo objectivo é inscrever a técnica da construção naval de madeira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, que decorre do quadro legal instituído pela Lei de Bases do Património Cultural. Criada em 2015, a ação apresenta-se no formato de um grande espetáculo de teatro musical, realizado no verão, ao ar livre, com forte cariz comunitário. Contando com a orientação de profissionais das artes do espetáculo, envolve a participação de mais de 400 pessoas, provenientes de associações culturais, desportivas e de solidariedade social, grupos de teatro amador, escolas de dança, grupos corais e outras estruturas com a vertente performativa, para além de elementos expontâneos da população do Concelho de Vila do Conde. O público, em 2017, ultrapassou 7000 espectadores, que assistiram à peça nos 6 dias em que permaneceu em cartaz.

O espectáculo acontece no núcleo histórico da cidade de Vila do Conde, num espaço urbanístico associado ao período Quinhentista da nossa história. A área cénica, superior a 1000m2, está implantada junto ao Rio Ave, nos antigos estaleiros navais, local que possui magnífico cenário natural, composto pela Alfândega Régia, a réplica da Nau Quinhentista, a Capela do Socorro e, no cimo do Monte, o Convento de Santa Clara. Incluindo técnicas e estéticas próprias do Teatro de Formas Animadas, a proposta da dramaturgia tem como tema a Construção Naval em Vila do Conde e o seu contributo para o desenvolvimento local e a expansão marítima portuguesa. Mostra a discussão sobre a participação popular no fenómeno das navegações e nos Descobrimentos.

Fotografias de J.Pedro Martins